AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Basilar revela cartaz para 3ª edição do festival

17 Março, 2024 - 13:00

Está aí o cartaz completo para o Basilar Festival 2024, em Fafe, por onde irão passar vários nomes nacionais e internacionais da música techno.

Estreou-se em Montalegre, mas mudou-se para a Barragem da Queimadela no ano passado. De 5 a 8 de setembro, o festival Basilar regressa a Fafe para a edição de 2024 e deu a conhecer o cartaz completo este domingo.

“Com energia renovada”, nas palavras da organização, o Basilar volta a garantir uma última noite de mais de 24 horas. Mas olhemos para os nomes do festival cuja “paisagem e cenário criteriosamente escolhidos são essenciais para compor a atmosfera idílica para o qual remete.”

A Thousand Details e Salbany são dois atos que figuram entre as confirmações nacionais e que estão alinhados para atuar em formato live, pelo qual são ambos bem conhecidos. O primeiro estará de regresso, o segundo em estreia.

No que toca a DJs portugueses, vai haver Backbone, do festival Vinculum e de tantas outras andanças; Francisca Urbano, nome de coordenadas mais mentais a ter sempre em conta; Vil e Temudo, fundadores da HAYES e porta-estandartes do techno português; Terzi, experienciado DJ cheio de bagagem e conhecimento; e Tauer, um dos mentores do Basilar.

Olhando para o contingente internacional, um dos destaques tem de ir para DVS1, não estivesse ele confirmado para uma “atuação alongada” depois do cancelamento forçado em 2023. Por entre estreias, como de Anika Kunst, Laia e Pareal (live), há também alguns regressos, nomeadamente de Deniro, Fadi Mohem, Stojche, Tasha, do mentor Montero e de Oscar Mulero como Trolley Route – podes recordar o set do espanhol no ano passado aqui.

Vindos da Alemanha, dois atos incontornáveis: Ben Klock e Scion Versions. O segundo caso é um absoluto destaque pois trata-se de uma dupla de Substance e Vainqueur, mestres do dub techno, como provam os vários discos que lançaram a solo ou em conjunto pela Chain Reaction, sub-label da seminal Basic Channel.

Há muito mais a ter em conta, como podes ver no cartaz abaixo. É o caso dos belgas Kr!z e Phara (este toca em live), de Deetron presents Soulmate, da cada vez mais chamativa dupla italiana Fireground (também em live), do japonês Haruka ou da neerlandesa Afra, que, segundo tudo indica, deverá assim cumprir estreia no país com a atuação no Basilar.

Com 70% de público estrangeiro, a segunda edição do festival foi desafiante, particularmente pelo fator chuva, mas a equipa deixa a promessa de que “está a trabalhar afincadamente para preparar e melhorar aquela que almeja ser a edição de afirmação.” Note-se que a primeira fase de bilhetes esgotou em menos de 30 minutos e que a organização guarda com carinho o “apoio indescritível que recebeu”.

Além da música, os presentes podem contar com zona de alimentação, camping (e glamping), parque de caravanas e sessões de sound healing, yoga e meditação. Até setembro, há eventos de antecipação em Skopje, na Macedónia, em Granada e Bilbao, em Espanha, e em Lisboa e Porto.

No site oficial do Basilar, encontras bilhetes e todas as outras informações relevantes. Podes recordar a edição de 2023 aqui ou algumas faixas tocadas nesse ano aqui.

Fotografia por @ontheshoots

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p